Monday, June 05, 2006

A Elaboração de um Jornal

Nos nossos três últimos encontros, trabalhamos com o módulo "Jornal". Primeiramente, tivemos uma aula teórica sobre a história desse tão importante veículo de comunicação. Com muita atenção, estudamos seu planejamento comercial, seu funcionamento (reuniões de pauta, fechamento de edições) e outros tópicos que nos propiciassem maiores conhecimentos. Além disso, também não foram deixadas de lado as tecnologias, pois nossos professores trataram de cases de jornais on-line (apesar de estarmos falando, basicamente, de jornal impresso).
Após esse processo de explanações pertinentes, partimos com toda a força para a prática. Deveríamos, com o auxílo de nossos mestres, escrever matérias para um jornal criado por nós (o "Frilas"). Para isso, dividimos o mesmo em editorias (esporte, cultura, geral...), sendo que cada pessoa/grupo entrava na editoria que preferia. Dessa forma, a turma começou a escrever textos a respeito dos mais variados asssuntos. Todos saíram atrás de fontes, de informações precisas, de imagens e de tudo que ajudasse na elaboração de um texto jornalístico.
Terminada essa árdua etapa, as redações passaram a ser corrigidas pelos professores. Eram rabiscos, cortes e observações que, num primeiro momento, assustavam, mas que depois se mostraram imprescindíveis.
A partir disso, com a parte escrita corrigida e com as fotos selecionadas, iniciamos o processo de diagramação do jornal. Nessa última fase, os membros das editorias tentaram colocar diversos textos e imagens em um número já estabelecido de páginas. A tarefa foi difícil, já que era necessário uma excelente noção de espaço e um certo refinamento estético. A turma, mesmo sendo inexperiente, fez o possível para chegar a um resultado satisfatório. O que faltou ser preenchido, retocado ou cortado ficou nas mãos de nossos "editores-chefe" (André Pase e Eduardo Pellanda).
Com certeza, essa foi uma grande experiência. Como estudantes, aprendemos bastante sobre como é agitada a "vida de uma redação de jornal" e suas exigências cotidianas. Agora, só nos resta esperar para ver o resultado de nossos esforços. Queremos, acima de tudo, pegar nas mãos o jornal que produzimos, mostrar para toda a família e festejar o acontecimento!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home